A bomba d'água é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento em todo o sistema. O correto funcionamento dela é imprescindível para garantir que o funcionamento do motor dentro dos regimes de temperatura especificados pelo fabricante, evitando superaquecimento do bloco e danos nas partes móveis.
Uma das causas mais frequentes de falha prematura da bomba de água são: polias desbalanceadas ou defeituosas, correia gasta e líquido de arrefecimento sujo.
Normalmente o acionamento dela se dá por meio de uma polia externa acoplada a uma correia, que são chamadas de (V) ou (Poly V), responsáveis pelo bom funcionamento dos acessórios do veículo, tais como alternador, sistema de ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água.
As correias devem ser checadas periodicamente em intervalos de no máximo 30 mil Km e trocadas preventivamente a cada 45 mil km. A troca correta da correia oferece menos nível de ruído e melhor "agarramento" as polias. Vale lembrar também, a importância do líquido de arrefecimento aditivo, que é responsável por manter o motor operando em uma faixa de temperatura ideal constante, com o maior tempo possível. O líquido de arrefecimento circula sob pressão pelo interior do motor impulsionando pela bomba de água.
A utilização de aditivos de arrefecimento se faz necessária, já que somente a água não cumpre todos os requisitos necessários para o bom desempenho da refrigeração. Esses aditivos garantem proteção contra ressecamento das mangueiras e redução do nível de corrosão praticamente zero na bomba de água. É sempre bom verificar o nível do aditivo de arrefecimento, semanalmente.
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